Samba Rock


O ritmo hoje

Hoje em dia  o samba rock de uma certa forma e conhecido em quase  todo o território nacional , mesmo havendo  uma certa resistência , pois em cada  estado tem uma cultura  diferente, e como é  uma  dança que tem como  berço a  cidade de São Paulo em alguns lugares faltam informações e  pessoas  que possam desenvolver o movimento.Mais em São Paulo e nas cidades do interior Paulista, cresceu muito nos últimos  anos .Com o trabalho das  novas  bandas gravando discos  autorais e viajando por  outros  países o movimento vem  se fortalecendo de um forma razoável .
Origens e evolução do ritmo
Muitos defendem a seguinte definição: samba-rock é um estilo de se dançar.



Essa definição explica muito bem o balaio de músicas de características muito diferentes, que são apropriadas no baile como samba-rock. O samba-rock como forma de dança sofreu influências do swing americano, maxixe e do rockabilly dos anos 50 e 60, só que com movimentos mais suaves, sem passos aéreos, porém com muitos giros,ao invés de permanecerem agarrados durante a dança, se afastaram, liberando espaço entre eles, mas mantendo conexão através das mãos. Essa postura deu ao corpo a possibilidade de girar. Ao longo do tempo, o giro se transformou em rodopio (quando o corpo gira e, ao mesmo tempo, se desloca lateralmente)”. O compasso é marcado em quatro tempos, e a mulher pode se deslocar para frente, trás e ao redor do parceiro. O homem se aproxima e se distancia, roda em seu eixo e também se move em torno da companheira. Essa dança de casal com passos pré-determinados, que permite pequenos improvisos, exige escuta corporal intensa de ambas as partes.O dança  de daquela época (1960) era simples com poucos giros , mais com uma criatividade imensa e muito improviso isto sem  sair  da marcação a dança e os bailes  de  Samba rock em São Paulo nunca desapareceram sempre esteve presente na periferia, ao longo dos anos 90 a dança começou a ficar  conhecida e  chegou as  academias de dança de  salão da  cidade através de Inacio Loiola ( Moskito ) que desenvolveu um método pessoal de ensino em que ficasse mais claro para os alunos as conduções dos movimentos, que antigamente eram feitos instintivamente pelos primeiros praticantes desta dança, aqueles que aprendiam com a família e se divertiam nas festas do bairro. Desta maneira, o Samba Rock virou uma atividade inclusiva, onde todos, sem qualquer distinção podem desfrutar desta dança sem precisar de nenhuma habilidade especial, somente a vontade de se integrar a este ritmo envolvente. A partir de 2000, o samba-rock voltou à mídia e ganhou novos públicos dentro dos circuitos universitários, foi quando o prof  moskito montou sua  companhia intitulada de Projeto Dançar só com dançarinos de samba rock com a meta  de  expandir os profissionais  nas  escolas  de  dança  de  salão .Com isto a dança  vem evoluindo a  cada  dia e absorvendo influências de várias danças mais  cada  escola tem um estilo diferente .

O significado do nome

O samba-rock pode ser considerado uma fusão do samba com ritmos americanos, como o bebop, o jazz e o soul. A expressão samba rock apareceu no final dos anos 60 para designar essa mistura do samba brasileiro com a harmonia americana do blues, o pai do rock. Em 1958 Jackson do Pandeiro na sua canção Chiclete com Banana  usou o termo samba-rock. Na década de 70, existiam várias expressões para designar o ritmo: samba-jazz, sambalanço, etc.Nas festas de aniversários e casamentos que aconteciam nos bairros  da  cidade  de  São Paulos  as pessoas costumavam dizer que podia se  dançar  um rock no samba, e a partir daí o nome  começou a ser  citado pelos  discotecários, pois eles  tinham  que  encontrar musicas que fizesse com que o publico pudesse  dançar  aquele  estilo que estava aparecendo nos bailes .
Seu Osvaldo por exemplo foi um dos primeiros  que  se  conhece daquela época, ele conta  que quando ia  tocar nos  intervalos das  orquestas  nos eventos em que ele trabalhava ficava  atrás da  cortina por  recomendação do contratante , que um dia belo dia  resolveu abrir a  cortina e  mostrar para  todos  o discotecário como era chamado naquela  época ,sendo que de uma certa  forma  eles  e que  durante  muito  tempo mantiveram o movimento vivo até  hoje , pesquisando musicas para  tocar nos bailes .


A música
Dança-se praticamente da mesma forma o balanço "Rational Culture", do Tim Maia, como os partidos do Grupo Favela ou Aniceto do Império, ou então hits de Rita Pavone, ou então um swing da orquestra de Perez Prado..A começo e meio da década de 60 são marcados pela coexistência do "samba" pós bossa nova, configurado pelo samba-jazz, o fino da bossa, a bossa americanizada de Sergio Mendes, e da jovem guarda de Roberto e Erasmo Carlos. No meio desse caldo surge o mulato Jorge Ben, com um samba meio misturado, uma levada diferente de violão. O próprio Jorge chegou a denominar samba com maracatu...na verdade, era um samba misturado com rock. Dos primeiros discos com arranjos samba-jazz de Meirelles e Luis Eça, chega ao namoro com a Jovem Guarda no disco "O Bidu", e nos discos "Jorge Ben - 1969" e "Força Bruta - 1970", acompanhado pelo Trio Mocotó, seu violão encontra a levada de percussão que mais caracteriza o que iriam chamar de samba-rock: A cuíca, o pandeiro e a timba na levada do samba, mas acentuando rockeiramente o "dois e o quatro". Na época da Jovem Guarda, Erasmo Carlos, sofrendo o preconceito por parte dos defensores da MPB, pedia que a juventude da guitarra, além do iê-iê-iê abrisse os ouvidos ao samba, à nossa música.O Sambalanço (samba de balanço, samba rock como é conhecido em São Paulo ou swing como é também conhecido no Rio de Janeiro) surgiu na metade da década de 1950 em boates de São Paulo e do Rio de Janeiro. É considerado um sub-produto da Bossa Nova, um estilo intermediário entre o samba tradicional e a Bossa Nova, é caracterizado pelo deslocamento da acentuação rítmica e recebeu uma grande influência do Jazz. Foi muito difundido nos bailes suburbanos nas décadas de 60 a 80. Um dos mais significativos representantes do sambalanço é Jorge Ben Jor.
Paralelamente à ascensão da bossa, escalava as paradas o sambalanço. Sem chegar a constituir-se num movimento, injetou mais teleco-teco (como se dizia na época) no velho ritmo gestado na casa das tias baianas no centro do Rio no começo do século. Alguns fornecedores e expoentes do setor: Elza Soares, Miltinho (regresso do grupo vocal Os Namorados), Ed Lincoln (que tocava na boate Plaza, outro reduto da inaugural da bossa), Djalma Ferreira, Orlan Divo, Silvio Cesar, Jorge Ben Jor, Luís Bandeira (autor de “Apito no samba”), Pedrinho Rodrigues, Luis Reis, Haroldo Barbosa, Luis Antonio, Jadir de Castro e João Roberto Kelly. Também se destacaram Os Devaneios, Grupo Joni Mazza, Bebeto, Copa 7, Luiz Wagner e Dhema.
O Sambalanço Trio foi um grupo formado em 1964 em São Paulo por César Camargo Mariano (piano), Humberto Claiber (baixo) e Airto Moreira (bateria), participou da inauguração do Juão Sebastião Bar, um dos redutos da bossa nova em São Paulo.
Novos expoentes do Sambalanço são Funk como Le Gusta e Clube do Balanço.

Mas o fato é que o Brasil está enxergando toda a riqueza musical e alto astral deste que não sabemos ao certo se chamamos de estilo, de movimento, de dança, de música: O samba-rock.

Um comentário: