A AULA
O coreógrafo e Professor Moskito junto com sua parceira Anna Paula da Cruz, proporcionará aos alunos um panorama do estilo clássico e moderno da dança. Através deste formato, objetiva-se atingir um maior número de pessoas interessadas: músicos, dançarinos, curiosos e estudiosos pela cultura negra Brasileira e admiradores do samba e suas variantes. A aglutinação da música, dança e história da música, contribuirá para a preservação da memória histórica deste capítulo da música Brasileira.
A aula acontece com a banda Universo da Gafieira ao vivo tocando e fazendo inserções durante a aula junto com o prof. Moskito e prevê a realização de um show da banda , objetivando apresentar um panorama do estilo que é consagrado em São Paulo.
O evento visa proporcionar ao público a experiência de uma maior aproximação com a cultura deste movimento através de algumas das suas manifestações mais importantes como dança, música, comportamento, história e costumes.
INTRODUÇÃO
A palavra samba rock foi divulgada para grande massa através da música “Chiclete com Banana” gravada por Gilberto Gil em 1972 no LP “Expresso 222” que marcava sua volta do exílio, apesar de já ter sido gravada com grande sucesso em 1959 por Jackson do Pandeiro. Nos versos de “Chiclete com Banana” composição de Gordurinha e Almira Castilho, se faz uma crítica e um desafio, “Eu só boto bebop no meu samba quando o Tio Sam tocar num tamborim”, fala-se sobre as misturas que a influência estadunidense nos trouxe e as mudanças que podem ocasionar. Culmina sugerindo um termo que resume seu enredo “é o samba rock meu irmão.” Não se tem documentado, infelizmente, o ano exato, quem, ou em que região de São Paulo se começou a adotar este termo para designar a dança bailada pelos negros das periferias.
Com a chegada do rock americano, sem qualquer planejamento, as pessoas começaram a misturar os passos do samba da época ao do rockabilly. Nos bairros, como chamavam e ainda chamam as regiões mais distantes do centro, as famílias em suas festas, batizados, casamentos, dançavam esta nova dança e repassavam de uma maneira instintiva e hereditária. Sempre havia um quintal com um toldo e um vinil tocando aos finais de semana, gente alegre e porta aberta a quem mais quisesse chegar e entrar no mesmo clima.
O samba rock é vivo e também se modificou ao longo dos anos, porém os “antigos” e os mais modernos convivem em harmonia, independente se concordam, ou não, um com o estilo do outro. Com a possibilidade de se dançar não somente em sambas, mas em jazz, rock, soul, nas músicas das big bands e em outros ritmos musicais em que os dançarinos sentem o desejo de dançar o samba rock, ficaria impossível que a dança não se adaptasse e mudasse com o tempo e as maneiras de praticá-la. O movimento é pulsante e não se restringe a dança, mas a divulgação, fortalecimento e renovação da identidade negra no estado de São Paulo.
OBJETIVO
Divulgar a cultura de um movimento que nasceu nos bailes , especialmente dança e música, e suas principais características de integração e socialização;
Propor a dança, o canto e a música como alternativas de entretenimento e socialização, como forma de viver, de ser e de se relacionar consigo mesmo, com o mundo e com as pessoas;
Promover a melhoria na qualidade de vida através da dança, música e cultura.
PROFESSOR MOSKITO
O coreógrafo e professor de samba-rock “Moskito” é um personagem já conhecido das noites e dos bailes onde o ritmo predomina. Sua experiência e facilidade de interagir junto aos alunos é notória . Ele já esteve em diversos programas de televisão (Programa do Jô, Ana Maria Braga, TV Gazeta, TV Cultura entre outros), sempre viaja pelo Brasil e também América Latina em festivais de dança promovendo o samba-rock e o samba. É diretor da Congresso Mundial de Samba que é realizado todo ano em São Paulo (www.sambacongress.com.br ) É o mais reconhecido professor de samba-rock de São Paulo e já participou de inúmeros programas de TV (Jô Soares, Ana Maria Braga, Yone, Tvs Cultura, Gazeta entre outras), esteve em festivais e competições de dança no Brasil e América Latina sempre em destaque nas competições.( www.professormoskito.com.br )
Serviço ; LAPA 40 GRAUS
Rua Inacio Pereira da Rocha, 520 – Vila Madalena
Mande seu nome para lista amiga ;
dança@lapa40graus.com.br
Fone ; (11) 3097-0095
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário